PROGRAMA SHAMANA DE DESINTOXICAÇÃO
- Aline Brasileiro
- 16 de fev.
- 3 min de leitura
Shamana significa “pacificar”, e é um processo suave do Ayurveda que visa reduzir e pacificar os doshas alterados por rotina diária incoerente a nossa essência; misturas inadequadas na alimentação que prejudicam o

(capacidade digestiva em sânscrito) e provocando o aumento de ama (toxina em sânscrito). Nesse processo ocorre a mobilização e digestão das toxinas. Ocorre também a eliminação do excesso dos doshas e das toxinas, através de eliminações naturais como as fezes, a urina, o suor e a bile.
Em Saúde, a prevenção é o melhor remédio. Mas, como não é possível “blindar” o organismo do contato com substâncias tóxicas, a dieta Ayurvédica se apresenta como uma abordagem terapêutica natural não medicamentosa para aumentar o poder de digestão, e eliminar toxinas e os seus efeitos nocivos, considerado o primeiro passo para restaurar o equilíbrio do organismo e os mecanismos internos de autocura.
DOIS CONCEITOS BASICOS E FUNDAMENTAIS NO AYURVEDA
A maioria dos distúrbios se dá por conta dos excessos que cometemos.
Ama são bio-toxinas não digeridas pelo corpo detectadas através do exame de língua e outras características como cansaço, fezes mal formadas e mal cheirosas, falta de apetite, algum distúrbio no funcionamento de um órgão. Todas as condições de anomalia no funcionamento fisiológico podem estar relacionadas a essas bio-toxinas não digeridas.
O processo de digestão de ama deve ser feito sempre que necessário. Nosso corpo é como um carro que também precisa trocar de óleo de tempos em tempos. Da mesma forma a ingestão de substâncias que promovem essa troca ou auxiliam na digestão das toxinas se faz necessário de tempos em tempos. No conceito Ayurvédico, mais precisamente a cada 3 meses, que é o tempo da mudança de estação.
Ama tem qualidades pesadas frias e untuosas. Reparamos isso através da língua quando se encontra com uma camada esbranquiçada que espelha o que está nos intestinos, pois a língua é a continuação deles.
Essa substância é digerida através de uma dieta leve, bem cozida e com condimentos digestivos (massalas).
Tudo que é pré-cozido facilita o trabalho do corpo auxiliando o processo de digestão de ama.
Ama (Nome em Sânscrito de Toxina):
É o alimento mal digerido que se transforma em toxina, através destas toxinas instaladas no organismo se iniciam todos os processos de doença.
- Quando o sistema digestivo não queima ou metaboliza o alimento suficientemente, o material remanescente, não digerido, se torna veneno para o organismo.
- Ama é como uma camada de sujeira, que se aloja dentro e ao redor das células. É um líquido homogêneo, viscoso, malcheiroso e grudento, considerada a raiz de todos os males, pois, obstrui, os intestinos e outros canais como capilares e vasos sanguíneos.
- Com um acúmulo suficiente de ama, a função particular de determinada célula vai se prejudicando até chegar à inatividade, perda da função e morte da mesma.
- Ama é precursora de todo processo de doença de acordo com a visão ayurvédica.
Agni (fogo ou Capacidade digestiva)
tem a função de transformar os corpos estranhos (alimentos) em ser humano (células, tecidos etc…).
Responsável pela digestão não só dos alimentos ingeridos, mas também pela digestão das emoções, pensamentos e sensações, que são os alimentos da mente.
Para melhorar o agni usar gengibre ou ervas de sabor picante, como o cominho, canela, pimenta do reino que estimulam o metabolismo, facilitam a digestão, limpam o organismo, digere Ama (toxina) e evita congestão.
Ayurveda aborda as substâncias terapêuticas a partir de seus sabores, porque ao entrar em nosso organismo, os alimentos, são decodificados pelo nosso sistema nervoso pela impressão do sabor produzido, levando a reações de produção de enzimas digestivas, hormônios e outras substâncias, baseado nessa percepção.
Commentaires